O Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) é uma instituição brasileira, não-governamental, inspirada no movimento Hizmet, fundada em maio de 2011, por um grupo de turcos e brasileiros, para promover diálogo, compreensão, respeito, entendimento intercultural e coesão social por meio de atividades culturais, acadêmicas e sociais. O CCBT tem sede em São Paulo e filiais em Brasília e Rio de Janeiro. 

Oferece cursos de língua e cultura turcas e idioma português e cultura brasileira; intercâmbio cultural e acadêmico; cursos de artes e música; concertos; exposições; apresentações; palestras; viagens culturais; consultoria e serviços de tradução e interpretação são as principais atividades do CCBT.
 

O CCBT mantém parcerias com as melhores universidades dos dois países e organiza cursos. Entre elas estão: Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O lançamento do filme-documentário "Amor é um Verbo"

CENTRO CULTURAL

BRASIL-TURQUIA

O CCBT mantém parcerias com as instituições culturais mais ativas do Brasil, como SESC, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Fundação Bienal, entre outras. 


Com iniciativa do CCBT, a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), estabeleceram o dia 29 de maio como O DIA DA TURQUIA. Na semana do Dia da Turquia, o CCBT organiza vários eventos para comemorar a data, com exposições, concertos e seminários, além de Sessão Solene na CMSP e na ALESP.
 
O CCBT realiza entrega de Prêmios CCBT às instituições e personalidades que tiveram um desempenho exemplar dentro dos objetivos do CCBT, em cinco categorias: cultura, acadêmico, mídia, jornalismo e especial.


O CCBT é representante oficial no Brasil do Festival Internacional de Língua e Cultura (IFLC), uma grande organização do Movimento Hizmet através de instituições inspiradas nele. O CCBT organiza a realização da edição brasileira do IFLC  e a participação do Brasil em outras edições do IFLC em todo mundo. 

CCBT organizou na USP conferência internacional sobre Movimento Hizmet e Fethullah Gülen

IFLC - International Festival of Language and Culture

O CCBT é representante oficial no Brasil do Festival Internacional de Língua e Cultura (IFLC), uma grande organização do Movimento Hizmet através de instituições inspiradas nele. O CCBT organiza a realização da edição brasileira do IFLC  e a participação do Brasil em outras edições do IFLC em todo mundo. 

O Festival Internacional de Língua & Cultura (IFLC), organizado pelas instituições inspiradas no Movimento Hizmet, é uma celebração anual e vitrine para a diversidade de culturas e talentos linguísticos de todo o mundo. O objetivo do IFLC é promover encontros culturais, aprendizagem e intercâmbio de informações em apoio à paz, diálogo, amizade e compreensão. 


IFLC começou em 2003 com 17 países participantes, e em 2016 já era realizado em mais de 35 países com 160 países participantes. Os eventos do IFLC contam com a colaboração das instituições locais, tanto culturais, acadêmicas quanto oficiais, em todos os países-sede. 

"Em demonstrar as tradições que fazem suas heranças especiais, festivais como este nos permitem testemunhar a beleza da aceitação empática e a composição da música de esperança. Os seus esforços para unir os jovens de todo o mundo refletem o poder comum da nossa humanidade para transcender o que nos separa. Enquanto vocês se reúnem para celebrar o mozaico cultural do nosso mundo e forjar por laços de amizade, eu desejo-lhes tudo de melhor." Barack Obama, Presidente dos EUA Mensagem para IFLC Washington D.C., 28.04.2016 

"É uma noite extraordinária. Cheia de energia... Organização muito boa, e um símbolo muito bonito da unidade,diversidade e tolerância... Símbolo da mente aberta, está sendo fenomenal testemunhar esta noite que reflete estes valores." Charles Michel Primeiro Ministro da Bélgica Do seu discurso no IFLC Bruxelas em 2015

A edição brasileira do 14º Festival Internacional de Língua e Cultura em São Paulo

Este site é preparado pelo CCBT        www.ccbt.com.br       © 2018